8 de dez. de 2014

Despertar a sensibilidade vocacional

Despertar a sensibilidade vocacional


Neste espaço, caminhamos buscando um despertar para uma cultura vocacional na Igreja. Desta vez refletiremos sobre a Sensibilidade Vocacional ou Espiritualidade Vocacional. Trata-se do modo como vivemos nossa relação com Deus. O modo como nos envolvemos com Ele; o esforço generoso de nossa parte em escutar a Palavra e praticá-la; a busca de fazer nossos os valores que Deus mesmo revelou em Jesus Cristo. No fundo, trata-se do modo como reagimos ao Deus que ama e chama. O modo como experimentamos Deus em seu amor. O modo como permitimos que s Deus guie nossos passos dia após dia.
Como é profunda a vida de uma comunidade que busca a Renovação Paroquial iluminada por uma Espiritualidade Vocacional e, na prática pastoral, conduz os fieis para a experiência do encontro com Jesus Cristo, ajudando-os a reconhecer que são muito mais que um grupo de pessoas que fazem “coisas”: são pessoas chamadas por Deus! São pessoas que ousam ser no mundo um sinal do céu. São as vocações da Igreja e para a Igreja. É claro que isso supõe uma verdade teológica ou uma Mentalidade Vocacional: Deus é um Pai que ama e, porque ama, quer os filhos reunidos e unidos para que, juntos, aprendam o sentido de sua vida e existência.
A Sensibilidade Vocacional necessita tomar corpo em nossas atividades pastorais. Não somos funcionários na Igreja, nem tão pouco voluntários! Somos membros vivos do “Corpo de Cristo”, somos o “Povo de Deus”. Necessitamos ter essa consciência!! Sendo povo não podemos restringir o campo vocacional às vocações específicas (sacerdócio e vida religiosa). A vida da Igreja necessita, sim, dessas vocações, mas elas não expressam tudo o que significa vocação na Igreja. A Igreja é como um grande jardim com inúmeras espécies de flores. O dinamismo que torna belo esse jardim eclesial é a diversidade de vocações!
As vocações na Igreja expressam a riqueza que ela possui, pois cada batizado é único e muito diferente um do outro. Cada um com seu jeito de ser, é chamado por Deus a despertar, cada dia, para a realidade da vocação que recebeu. Colocar-se a caminho no seguimento de Cristo Jesus é a atitude de um cristão que entende que o Batismo não é só um rito que aconteceu, na maioria das vezes, quando era criança. O Batismo é um caminho dinâmico a ser percorrido em comunidade! Nesse caminho é que vamos descobrindo a vocação e ao mesmo tempo sendo batizados! Nesse processo, cada pessoa vai encontrando-se e despertando para essa ou aquela vocação e a Igreja cresce, não somente em quantidade, mas em qualidade, isto é, enquanto lugar onde é possível experimentar Deus, lugar em que Deus se manifesta. 

REFLITAMOS: Somos batizados! Isso para nós é algo já pronto e acabado, ou um caminho em construção?  Como é nosso relacionamento pessoal e comunitário com Deus? Podemos afirmar convictamente que vivemos o Evangelho? Como crescer em direção a Deus e seus valores?

Wilson Morais – Seminarista Teologia

Nenhum comentário: