7 de dez. de 2014

Bivaque anima e movimenta SAV

Reflexão e partilha marcaram o encontro

Bivaque anima e movimenta SAV


Formação, reflexão e diversão foram os componentes do Bivaque, que aconteceu no dia 11 de outubro, no Seminário Eucarístico. Com o tema “Despertar para a cultura vocacional”, o objetivo do encontro foi motivar as equipes de animação vocacional a entender a cultura vocacional e transmiti-la com alegria. Participaram representantes de várias paróquias da Diocese.
Os participantes foram divididos em grupos para participar das atividades do dia. O tema central foi dividido em quatro oficinas: mentalidade vocacional (teologia), sensibilidade vocacional (espiritualidade), pedagogia vocacional (prática pastoral) e diferentes vocações. Depois, eles participaram de um piquenique, partilhando o almoço e, por fim, participaram de diversas dinâmicas que colaboraram para entender a cultura vocacional em sua amplitude.



 Dinâmicas
Voltar a ser criança e brincar foi a proposta das dinâmicas realizadas no Bivaque. Apagar uma vela com seringa cheia de água, montar castelo de cartas, jogar futebol com sabonete e assobiar depois de comer bolacha água e sal foram os desafios enfrentados por eles.

Além da diversão, de muitas risadas e do cansaço físico, os grupos foram levados à reflexão.
“No caso de apagar a vela, a ideia foi levá-los a pensar sobre a importância de manter sua chama sempre acesa, de cuidar de suas motivações e sua espiritualidade. O castelo de cartas simboliza os desafios da vida, que desmoronam nossos sonhos a qualquer momento, mas isso não pode nos levar a desistir. Pelo contrário, deve nos motivar a trabalhar com mais dedicação ainda”, explica Pe. Osvaldo Pinheiro.
O futebol de sabão foi o exemplo de que não se trabalha sozinho. “Precisamos do apoio de outras pessoas. O trabalho pastoral não pode ser feito sozinho”, comenta Fabricio. E a dinâmica do assobio motivou a reflexão sobre assumir muitas tarefas ao mesmo tempo, querer fazer muitas coisas juntas. “Quando nos sobrecarregamos, alguma coisa sai mal feita (ou todas saem mal feitas). Por isso, é importante se concentrar em uma atividade, uma ação de cada vez”, conta.

“A pedagogia utilizada colaborou para a partilha, a conversa e a interação”, comentou Pe. Osvaldo Pinheiro.  Segundo ele, o encontro também quis mostrar a importância da alegria do animador vocacional. “Ele precisa movimentar, ter alegria, motivação e disposição para estimular novas vocações”, fala.

 

Nenhum comentário: