2 de nov. de 2014

Encontro promove a troca de experiência entre SAV


As reflexões deverão nortear os trabalhos da Pastoral Vocacional na Diocese
 Religiosos, sacerdotes e leigos que integram o Serviço de Animação Vocacional (SAV) se reuniram no dia 20 de setembro, no Colégio Medalha Milagrosa, para uma tarde de reflexão e troca de experiências sobre vocação. O objetivo do encontro foi somar forças para um Trabalho Vocacional Diocesano consistente em que todos falem a mesma língua e testemunhem com sua presença e carisma a alegria da Vocação. A continuidade das propostas do SAV será realizada através dos encontros com a Equipe Vocacional Diocesana. Participaram cerca de 40 pessoas.





O encontro iniciou com oração e apresentação de cada SAV. Cada representante trouxe um símbolo que representa sua espiritualidade e contou um pouco sobre o carisma e os trabalhos realizados. Depois, foi promovida uma dinâmica para demonstrar a importância da alegria e do ânimo no anúncio da missão. “Para atrair vocações é preciso ser alegre, demonstrar alegria e satisfação pelo que faz”, comentou Fabricio, um dos responsáveis pela dinâmica.

 


Os participantes desenvolveram ainda atividade em grupo para levantar propostas e ações para o serviço vocacional na Diocese de Ponta Grossa. As discussões foram norteadas pela Parábola do Semeador. 

Jornalista Paula Schamne









MISSÃO CATÓLICA EM QUEBO – GUINÉ BISSAU – ÁFRICA


Esta é a nossa Igreja do Regional Sul 2 que irá ao encontro do Povo naquele país.
Há muitos anos a nossa família vem respondendo a este chamado vocacional missionário para fazer esta caminhada. Éramos diretores de uma empresa que fabrica material escolar e estávamos muito bem encaminhados na vida familiar, profissional e na sociedade. Mas algo maior nos intrigava e nos deixava inquietos. E este chamado era DEUS. No período em que vivemos na nossa Diocese as Santas Missões Populares é que começou com mais intensidade a nossa participação comunitária diocesana.
Após muitos retiros e encontros de formação, experiências missionárias na diocese e fora. Experiência missionária na Amazônia e na África, a participação nos congressos missionários nacionais e americanos, assim como a Escola Diaconal, nos proporcionaram um olhar para fora, olhar além fronteiras.
Na ocasião da Assembleia do Povo de Deus e na comemoração de jubileu de ouro do nosso Regional Sul 2, seremos enviados por esta Igreja para a Igreja que está naquela nação, Comunidade de Quebo em Guiné Bissau na África.



No mês de agosto todo estávamos num curso de formação missionário em Brasília no Centro Cultural Missionário – CCM, preparando-nos para ir a Missão. Estamos indo sem criar muitas expectativas, pois vamos no meio do Povo, e seremos hóspedes na  terra deles, seremos estrangeiros, numa cultura totalmente diferente da nossa, onde entre os quase 20 mil habitantes, somente 8 pessoas são católicas e que já fizeram a primeira eucaristia, todos os demais são muçulmanos e da religião tradicional daquele país.

O Povo lá é muito pobre, oprimido e muito sofrido. É um país que ainda não tem energia elétrica, durante oito meses não chove. Esses são dois grandes fatores que dificultam o progresso e o desenvolvimento daquela nação. Seremos nossa presença (Regional Sul 2) e a presença de Deus no meio deles. No começo, apenas um testemunho silencioso, somente presença. Seremos o canal da graça de Deus junto ao Povo. Deus já está com eles. A missão é de Deus. Nós somos agraciados em poder participar desta missão. Ficaremos lá enquanto Deus quer precisar de nós, estamos indo livres e sem compromisso de voltar. “Quem vai para a Missão não se ausenta de sua Comunidade”, são palavras do nosso assessor do curso ad gentes 2014. Rezem sempre por nós e que Deus os abençoe sempre.


Diácono Pedro Lang

Jornal Cultura Vocacional... você conhece?

Boa noite, amigos!

É com grande estima e satisfação que trazemos a você, através deste espaço, as novidades do Jornal Cultura Vocacional.

 

Você já o conhece? Ainda não? Procure a Equipe de Animação Vocacional de sua paróquia. Ou acompanhe nosso blog e as redes sociais e fique informado de todas as novidades e atividades da Pastoral Vocacional.
Seja bem-vindo também para comentar e sugerir ações e temas para discutirmos em nossos canais de comunicação.
Boa leitura!!!