3 de mai. de 2011

ENCONTRO DE COROINHAS
PARÓQUIA SENHOR MENINO DEUS
PIRAI DO SUL - 10/04/2011


No dia 10 de abril de 2011 realizou-se o Encontro de coroinhas da paróquia Senhor Menino Deus, de Piraí do sul, no santuário de Nossa Senhora das Brotas, contando com a participação de 40 meninos.
Na parte da manhã, os seminaristas Edevaldo e Wagner, num primeiro momento, fizeram os passos da lectio divina com os coroinhas, de forma dinâmica, utilizando-se de slides, a fim de levar as crianças à meditação. Após esse momento, refletiu-se sobre a importância de ser coroinha no aspecto vocacional e, após um breve intervalo, houve uma pequena formação sobre os objetos litúrgicos e as partes missa. À tarde, os coroinhas participaram de uma gincana bíblica. Às 16h00, o encontro encerrou-se com a santa missa presidida pelo Pe. Leonel.
Que Deus continue iluminando a caminhada dos coroinhas de Piraí do Sul, a fim de que possam testemunhar o valor que representa poder servir ao altar e, se for da vontade de deus, que dentre eles, haja meninos chamados ao sacerdócio ou à vida consagrada.
Assim seja!


Wagner Oliveira da Silva

Seminarista do 3º ano de Filosofia







As Zeladoras de Capelinhas são Animadoras Vocacionais

“Discípulas Missionárias a serviço das vocações”

A zeladora de capelinha é uma pessoa cristã, animada pela fé e comprometida com o Reino. A exemplo de Maria Santíssima, de maneira simples, mas serena e singela se coloca a serviço do Senhor que a chama. Portanto, é uma vocacionada, conquistada por um amor todo particular que vem de Deus, por meio de Jesus Ressuscitado.
Toda Zeladora de capelinha traz em seu íntimo, na sua alma “um toque” de Deus! É algo tão grande e tão lindo que ela não consegue conter só para si. E por tanto, precisa partilhar essa alegria, essa luz. Torna-se, portanto, animadora vocacional, por excelência!
Anima-dor está ligada com a palavra ânima, alma e, que por sua vez quer dizer: espírito, sopro, força... vida! É tudo isso que ela traz, que ela é, ali onde há dor! Sendo assim, a Zeladora de Capelinha, traz em si a capacidade, dada por Deus, de despertar, de gerar e renovar esta presença consoladora onde quer que esteja. É singular à presença de Maria que consola!
Num primeiro momento a Zeladora de Capelinha é animadora vocacional, em si mesma: Ele me chamou, escolheu e me enviou. Em segundo, com as outras zeladoras: Estamos juntas, caminhamos numa mesma direção em comunhão. Em terceiro, somos animadoras das famílias, na acolhida, na oração, encorajando-as e despertando-as para o amor de Deus que nos renova na vida de Comunidade-Igreja. Ela também é animadora vocacional quando ajuda a motivar a comunidade a rezar, promover e auxiliar materialmente as vocações.
No entanto, a Zeladora de Capelinha é uma pessoa humana, traz em si a sensibilidade diante dos desafios da vida e do mundo. Ela também cansa se decepciona com as pessoas, consigo mesma... Na sua vida, inesperadamente, também surgem os porquês... vem o desânimo, a tristeza e a vontade de desistir. Muitas vezes se depara na mesma situação dos Discípulos de Emaús (Leia: Lucas 24, 13-35).
Porem, desde o momento em que ela disse sim ao convite generoso do Senhor, nunca mais estará sozinha! Ele jamais a abandonará, mas se fará presente, consolando, libertando e apontando a direção segura e verdadeira, novamente. Ele nos anima e enche a nossa vida de sentido e de realização!



Que neste Tempo Pascal a Virgem Maria Mãe do Peregrino do amor e da paz, nos prepare para celebrar Pentecostes. E assim, com novo ardor missionário, nos coloquemos sempre mais, a serviço da animação vocacional em nossa Igreja Diocesana.

Amém.


Pe. José Nilson Santos
Coordenador da Pastoral Vocacional